Do cultivo a coleta das frutas da Amazônia
Do cultivo a coleta das frutas da Amazônia
O açaí-da-mata, ou Euterpe precatória, é uma espécie nativa do estado do Amazonas

Os açaizeiros podem ser cultivados tanto em solos ricos em matéria orgânica (eutróficos) como em pobres (distróficos). Naturalmente encontrados em solos de várzea, igapó e em terra firme, essa espécie nativa predomina em solos de várzea baixa. A floração do açaí se dá a partir do quarto ano de plantio, podendo entrar em fase de produção aos 3 anos de idade. Sendo que, os maiores períodos de floração e frutificação ocorrem tanto em épocas de chuva, entre janeiro e maio, e de menor chuva, entre setembro e dezembro.
Em seguida, o processo de colheita se dá quando os cachos do açaizeiro tiverem aproximadamente 180 dias de fecundação das flores. Seus frutos podem apresentar tanta coloração roxa-escura como verde-escura. O ato em si da colheita permanece tradicional e, até mesmo, rústico. De maneira que é preciso escalar o estipe com auxílio de uma peçonha – utensílio rudimentar similar a um cinto.
Geralmente feito no período matutino, a colheita bem-sucedida pretende evitar que os cachos recolhidos tenham seus frutos fermentados durante os períodos mais quentes e chuvosos do dia. Além disso, nos primeiros horários da manhã os estipes ficam menos quentes e escorregadios, o que facilita a escalada nas palmeiras. Outra questão que favorece a colheita durante o início da manhã se dá por conta do tempo gasto para se embalar os frutos. Isso porque os frutos precisam chegar rapidamente aos grandes centros evitando que o açaí deteriorado.
A agricultura familiar representa parte significativa da produção do Brasil. Em relação aos papeis sociais, econômicos e, até mesmo, ambientar, a agricultura familiar se mostra de grande valia visando fornecimento de alimentos e geração de empregos. Além, é claro, da manutenção das áreas cultivadas. Ou seja, a fruticultura produz economicamente e de maneira sustentável visando a comercialização.
Esse modelo socioeconômico está pautado para além da exploração. Isso significa que os trabalhadores, associados ou não a autogestão, estarão a par do desenvolvimento desse setor. E assim, influenciados por fatores urbanos, centralização de mercados e globalização econômica, se adaptam aos novos moldes do contexto de produção e perspectivas de mercado. Guiados pela questão de sustentabilidade, é claro.
É essa a mentalidade da iniciativa da Fruits of The Amazon. Nosso projeto busca implantar essa nova visão mercadológica para que a população local da Amazônia possa continuar se desenvolvendo e, ainda assim, mantendo suas tradições. Juntamente com a preservação da maior floresta tropical do mundo. Contribuindo em todos os processos, do cultivo a coleta, a Fruits quer te ajudar a ajudar a Amazônia.
Texto e edição: Leonardo Sevilhano
This is my first time pay a quick visit at here and i am in fact impressed to read
everthing at single place.